Pular para o conteúdo principal

POR QUE GRUPOS DE ESTUDOS ESPÍRITAS?


Allan Kardec aprendeu com a Pedagogia de Comenius e de Pestalozzi, que através de perguntas e respostas, dinâmicas e interativas, poderíamos continuamente, estudarmos Ciências, Filosofias, Religiões, bem como Pedagogias, Éticas/ Morais e, acontecimentos atuais, face a face à Revelação Espírita.

No livro, “Viagem Espírita, em 1862”, Allan Kardec, nos orienta no item:
 X Sobre a formação de Grupos e Sociedades Espíritas.
Em várias localidades solicitaram-me conselhos para a formação de grupos espíritas.
A primeira condição é, sem dúvida, constituir um núcleo de pessoas sérias, por mais restrito seja o seu número.
Cinco ou seis pessoas, se, são esclarecidas, sinceras, imbuídas pelas verdades da doutrina e unidas pela mesma intenção, valem cem vezes mais do que uma multidão de curiosos e indiferentes.
Cada grupo pode, pois, redigir esse regulamento como desejar.
Há algum tempo constituíram-se alguns grupos, de especial caráter, e cuja multiplicação entusiasticamente desejamos encorajar. São os denominados grupos de ensino.
Algumas pessoas devotadas reúnem com esse objetivo, um certo número de ouvintes, suprindo para eles as dificuldades da leitura ou do estudo isolado.
Aplaudimos de todo o coração essa iniciativa que, esperamos, terá imitadores e não poderá, em se desenvolvendo, deixar de produzir os melhores resultados.
Seríamos felizes vendo essa prática adotada de modo geral, uma vez que o seu resultado é despertar as atenções para princípios, que poderiam ser mal compreendidos ou passar desapercebidos.

GEDIK - Grupos de Educação Dinâmicos e Interativos de Kardec. Texto de Oscar Spessoto.

Um “Grupo de Educação Interativo e Dinâmico de Kardec” (Ciência, Filosofia, Pedagogia, Ética/Moral e Religião) é a melhor forma de auto-evolução e auto-educação continuada, pela oportunidade de, sem as pressões de tempo e/ou roteiros fixos, criar e desenvolver a alegria e o comprometimento dos participantes com o amor e a cumplicidade, compreendendo as diferenças.
O interesse comum é apenas o de avançar juntos na Educação de seus Espíritos.
A partir de 01/07/2004, um grupo de alunos (do curso de Educação Evangélica, na Seara Bendita Instituição Espírita) solicitou que continuássemos os estudos durante o período de férias.
Nascia aí o GEDIK utilizando o roteiro de estudos do CEIC – Centro Espírita Ildefonso Correa, Curitiba, PR.
Estudos quantitativos mostram que o método chamado “tradicional”, com o professor em frente aos alunos apresentando a matéria no quadro-negro, não é muito eficiente e eficaz, conforme claramente nos explica Salman Khan, em seu pequeno livro “Um Mundo, Uma Escola”. 
Existe outra proposta, bem mais dinâmica, em que os alunos participam de forma ativa do aprendizado, em vez de absorver passivamente (ou não) o que lhes é dito.
Exemplos de métodos mais eficientes e eficazes: como nas reuniões iniciais de novos grupos espíritas é o de desenvolver grupos de educação, salas de aulas pequenas, pesquisas individuais em livros/filmes, rever os acontecimentos da mídia, face a face com a Revelação Espírita.
Foco na compreensão conceitual, o que é restrito no “método tradicional”.

A essência do Espiritismo é a Educação.

Melhor compreende o Espiritismo quem o compreende pedagogicamente.
O ensino Espírita não poderá ser mera transmissão de conteúdos, mas o despertar de uma essência espiritual.
O aprendizado é ativo. Ênfase na interdependência e no trabalho em grupo.
O aprendizado é feito de modo construtivo, dando ao participante a chance de corrigir seus erros e melhorar.
Os resultados de integração e participação no nosso GEDIK nos demonstram “crescimento espiritual”, de cada um e de todos nós.
Além dos livros básicos da Revelação Espírita e inúmeros livros indicados sobre os temas, o grupo de participantes identifica notícias (artigos, revistas, seminários, DVDs, filmes etc.) para comparar, esclarecer, atualizar e discutir os temas em estudo.
A quantidade recomendável de participantes por grupo é de até dez pessoas.
Em 2017, temos um GEDIK presencial e dois via internet.
Logo no início, verificamos o cuidado que devemos ter com as “traduções” das Obras Básicas, que são muito diferentes, inclusive nas suas “interpretações”.
Decidimos dar preferência às traduções do Professor Herculano Pires.
Portanto, recomendamos e apoiamos os GEDIKs, para que todos os Conselheiros, Diretores, voluntários e frequentadores das Casas Espíritas, continuamente se atualizem, na busca de renovação e reiteração dos conceitos e exemplos de Jesus e da Vivência Espírita.


Comentários

  1. Participo do GEDIK desde 2004, e o considero fundamental para entender o conhecimento que Kardec trouxe para nós.
    Embora tenha feito todos os cursos “clássicos” desenvolvidos nas casas espiritas, ainda tinha perguntas sem respostas. (Principalmente quando procurava respostas sobre eu mesma e minha vida). O estudo conjunto, com a abertura para todas as questões foram fundamentais para eu me entender melhor e o mundo ao meu redor. Sem julgamentos ou constrangimentos.
    Temos uma convivência deliciosa, harmoniosa, pois aprendemos a nos conhecer e respeitar; hoje somos grandes amigos!
    Apoiando o aprendizado um do outro, incentivando nosso crescimento espiritual, aumentando a cada dia nossa fé e entendimento da vida atual e da vida espiritual sem mistérios ou mistificações. Devo muito a esse grupo!
    A cada nova reunião, novos conhecimentos - e a certeza de que ainda temos muito a estudar! Vamos em frente, com a graça de Deus!

    ResponderExcluir

Postar um comentário